Os 60 são os novos 40

O Índice Goiano de Longevidade (IGL), do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), aponta que enquanto em 1970, a população idosa em Goiás representava 2,03% da população, a previsão é que em 2060 esse número alcance 22%. A definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que idoso é toda pessoa que tem 60 anos ou mais. Com o aumento da expectativa de vida, essa parcela da população tem passado por mudanças nos hábitos. Hoje em dia uma pessoa que está prestes a entrar oficialmente para a terceira idade, não está pensando nem um pouco em parar suas atividades diárias. Mas onde estão essas pessoas?

Essa nova geração de idosos está ativa, fazendo planos, cuidando da saúde e claro, sem descuidar da aparência. Não há dúvidas que os 60 são os novos 40 e a cada ano, os recém-chegados à terceira idade estão cada vez mais preocupados com saúde e qualidade de vida. O idoso de hoje está na academia assim como também está internet: ele quer viver mais e com mais qualidade de vida, também. Os consumidores da terceira idade estão mais ativos e exigentes. Buscam serviços e produtos adequados às suas condições físicas.

Maria José Monteiro, carinhosamente conhecida como Tia Zezé, está com 72 anos e não está nos seus planos diminuir as atividades da rotina diária. Adepta à exercícios físicos e alimentação balanceada, ela explica que a terceira idade não é sinônimo de sedentarismo. “Sempre fui muito ativa, gostei muito de esporte. Dedicação pra mim é primordial, me preocupo em não faltar os treinos. O crossfit e a musculação, são pra mim como a obrigação de almoçar e jantar: preciso fazer todos os dias. É na academia que eu tomo o meu remédio, não tenho nenhum medicamento em casa, e também não tenho nenhum problema de saúde”, disse.

O médico do esporte Diego Dias comenta que a população de idosos tem procurado com mais frequência ter acesso a mais informações e cuidados que os permitam viver essa fase com qualidade de vida, de forma mais saudável e agradável. “Para o idoso, a realização de atividades garante melhor equilíbrio, resistência aeróbica, fortalecimento dos ossos, assim como melhor manutenção de massa muscular e até mesmo o ganho, de acordo com a frequência e a alimentação adequada”, explica. Ele ainda complementa que uma avaliação médica prévia é de suma importância. “Por se tratar de uma faixa da população mais sujeita, pelo próprio fator idade, a algumas doenças, como hipertensão, diabetes e cardiopatias, por exemplo, essa avaliação vai definir os caminhos a serem seguidos e os limites que precisarão ser respeitados”, afirma.

A partir desse acompanhamento profissional adequado, Diego afirma que é possível se exercitar em qualquer lugar, inclusive com a adaptações em residências para garantir um espaço mais organizado e seguro. “É preciso deixar e estimular os nossos idosos a se movimentarem, serem ativos. É importante deixar que o idoso carregue suas sacolas e levante para pegar o próprio prato, por exemplo. Essas atividades podem parecer muito simples, mas representam estímulos diários importantes para a musculatura”, enfatiza.

A alimentação é outro aspecto que merece atenção. “Não existem dietas específicas, cada caso vai depender do quadro de saúde do paciente”, diz.  O profissional explica que algumas pessoas podem ter um quadro de elevação de ácido úrico, por exemplo, o que requer controle da ingesta de proteína animal, outros casos de diabetes, que pede cuidado com a oferta de carboidratos, algumas pessoas apresentam quadros graves de dislipidemia, então alguns tipos de gorduras precisam ser restritos. “O que vamos buscar é uma dieta balanceada, com adequados níveis dos três macronutrientes: proteínas, gorduras e carboidratos”, esclarece.

Vaidade

De acordo com o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Armando Teixeira, nos últimos anos vem ocorrendo um aumento na procura por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas por pessoas da terceira idade. “Atualmente os idosos chegam nessa fase da vida com ótimas condições de saúde. A ideia da cirurgia plástica é melhorar o aspecto da pele, suavizar sinais de expressão, sem deixar de lado a beleza natural que há em cada idade”, explicou.

Os cuidados com o pré e pós-operatório da pessoa idosa obedecem aos mesmos critérios de pessoas de outras idades. “Caso o paciente tenha alguma doença ou alteração nos exames pré-operatórios, procuramos adequar o procedimento para oferecer menor risco possível ao paciente. O pós-operatório é feito de forma semelhante às pessoas de outras idades e normalmente os idosos seguem as orientações à risca com mais disciplina, o que favorece o resultado. O idoso que deseja realizar uma cirurgia plástica deve gozar de hábitos de vida saudáveis, procurar um cirurgião plástico especialista da SBCP para que seja realizada uma avaliação criteriosa e exames necessários para que a cirurgia seja realizada com segurança”, alerta Armando.

Entre os procedimentos mais procurados pelo público da terceira idade estão os procedimentos faciais incluindo a blefaroplastia e o lifting. “Os idosos procuram uma face mais leve, menos cansada, porém sempre com naturalidade. Muitas mulheres realizam procedimentos para reduzir flacidez, diminuir as manchas e rugas. As mulheres ainda são maioria, mas o público masculino está ganhando cada vez mais adeptos. O público feminino é adepto à toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e procedimentos que induzem formação de colágeno. Já o público masculino busca tratamentos para combater a calvície”, esclarece a dermatologista Alessandra Serquiz.

A profissional alerta para os cuidados básicos para quem não quer ter uma pele com o aspecto envelhecido. “Os hábitos de vida saudáveis como boa alimentação, realização de atividade física, hidratação adequada, uso correto e diário do protetor solar e não fumar são fatores que retardam o envelhecimento da pele. A realização de procedimentos preventivos como o uso de bioestimuladores de colágeno e uso de tecnologias adequadas tem também impacto positivo e permitem uma aparência mais jovem. Os “60” são os novos “40” e hoje as pessoas consideradas idosas estão em plena atividade e querem que sua aparência reflita como se sentem por dentro”.

Aos 72 anos, a aposentada Marlene Alves de Carvalho conta que é vaidosa e frequenta o consultório dermatológico há anos. “Procuro utilizar produtos de qualidade e não tenho nada contra os procedimentos mais invasivos. Quando sentir necessidade, farei”, afirma. Ao longo da vida, ela sempre buscou praticar atividades físicas de forma moderada. “Atualmente faço pilates e caminhadas, alternando os dias da semana. Se hoje tenho qualidade de vida, sem nenhuma doença, é graças a esses cuidados contínuos ao longo da vida”, enfatiza. Marlene ainda lista como itens imprescindíveis para amadurecer com saúde e bem-estar ter uma boa alimentação, dormir bem, atividade física constante, convívio social, leitura e nunca parar de trabalhar. “E gostar mais de você. você deve estar sempre em primeiro lugar”, conclui.