Como manter a saúde do sistema imunológico em dias de quarentena

Como manter a saúde do sistema imunológico em dias de quarentena

Ainda não existe remédio e nem vacina que consiga eliminar de vez o novo coronavírus. Porém, para evitar estar mais suscetível a vírus e bactérias patogênicas, é preciso fortalecer a barreira imunológica. Uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é dedicando os cuidados à alimentação. A médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Alessandra Serquiz, explica que alguns alimentos auxiliam na inibição e liberação de moléculas importantes para a imunidade do corpo.

Os imunomoduladores, de acordo com a profissional, são nutrientes que atuam diretamente no sistema imunológico, fortalecendo suas defesas e seu funcionamento. “Para incorporar esses nutrientes à nossa rotina, é preciso priorizar um prato bem colorido. Acho que todo mundo alguma vez na vida já se deparou com essa dica, que quanto mais colorido o prato, mais saudável. A diversidade de alimentos é o que garante que os principais nutrientes sejam incorporados ao nosso organismo e fortaleçam a resposta imunológica”, explicou.

A médica elenca alguns imunomoduladores importantes para turbinar a imunidade. “Os probióticos elevam a imunidade e a resistência contra doenças virais. Já o zinco possui efeito antiviral considerável quando administrado no início de um resfriado, uma vez que ele consegue reduzir a replicação viral e, consequentemente, reduzir os sintomas do resfriado e da inflamação. Os nutracêuticos podem ser usados para reforço do sistema imune e para melhorar a resposta frente às infecções virais”.

Além disso, é preciso incluir alimentos que já estão no cardápio diário da maioria dos brasileiros, e que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico como alho, cebola, frutas cítricas, vegetais verde escuro, oleaginosas, gengibre, fontes de ômega e cogumelos, por exemplo. “É importante seguir uma rotina de alimentação saudável para que consigamos manter o sistema imunológico forte e nos livre de vírus como a Covid-19. Mas, neste momento é preciso também seguir a mais importante recomendação das autoridades que é se manter em isolamento social, ficando em casa”.

Confira em quais alimentos contém os nutrientes citados:

  • Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);
  • Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult;
  • Nutracêuticos: tomate, casca da uva, vinho;