Estímulo criativo reflete na saúde do corpo e mente em crianças e jovens

Na vida, ser criativo é um diferencial em todos os âmbitos. Ponto positivo para solucionar problemas, inovar, sair do lugar comum e até mesmo para se divertir. É uma qualidade que parte da ampliação de ideias, tendo como resultado final a criação de algo novo. Durante a infância é que o potencial criativo é ativado. As crianças possuem uma fonte infindável de curiosidade, fazendo com que imaginem situações e inventem histórias, por exemplo, para brincar sozinhos ou acompanhados de amigos e familiares.

Especialistas concordam que três atitudes podem diminuir a criatividade nas pequenos: o excesso de críticas, não se deve confundi-las com advertências relacionadas ao comportamento; transformar televisão e tablet em brinquedos pode afetar desenvolvimento da criança, comprometendo o movimento e as interações familiares; e manter a criança sempre ocupada não é saudável, afinal, é no momento do ócio que o indivíduo poderá estimular sua criatividade.

A psicóloga clínica e consteladora familiar Rosangela Montefusco ressalta a importância da delicadeza, por parte de orientadores e pais, no momento do estímulo da capacidade criativa de crianças e adolescentes para evitar que indivíduo cresça com a ideia de que não é capaz de algo. “Usar dos recursos lúdicos e esportes, por exemplo, estimulará a criança desenvolver seus talentos, fazendo com que a criatividade a conduza a reconhecer suas aptidões e suas capacidades”, ressalta.

O médico do esporte Diego Dias afirma que a prática de atividades, desde as brincadeiras até os exercícios físicos, reflete diretamente na saúde mental das crianças, desenvolvendo valores, consciência colaborativa e comportamentos saudáveis. “Os esportes para os pequenos ajudam na criação de hábitos positivos, como o cuidado com corpo e mente, o auxílio no desenvolvimento da autonomia, autoconfiança, formação do caráter e autoestima”, enumera.

Atividades extracurriculares

O Externato São José possui diversas atividades extracurriculares que buscam reforçar o estímulo nos alunos. A diretora pedagógica Tatiana Santana comenta que o colégio é parceiro do Super Cérebro, um método inovador de ensino focado no desenvolvimento cognitivo e social. “A chamada ‘academia do cérebro’ oferece atividades como a prática do Soroban (Ábaco Japonês), e Jogos Importados de Tabuleiro, para estimular competências como raciocínio lógico, concentração, memória, liderança, sociabilidade, cooperativismo, entre outras”, ressalta.

O Externato São José também oferece aos alunos um conjunto de atividades extracurriculares, como patinação, vôlei, judô, basquete, teatro, ballet, jazz e até atividade circense. Segundo Diego Dias, a realização de exercícios físicos contribui para o desenvolver do pensamento artístico e criativo nos estudantes. “Ao promover o autoconhecimento e o desenvolvimento cognitivo, esses jovens adquirem maior expressividade e capacidades criativas de pensamento”, explica.  

Além disso, o colégio se preocupa em ofertar atividades que contemplem os diferentes perfis dos alunos, mas que igualmente propiciem mais qualidade de vida, estimulando não somente a criatividade, como a interação interpessoal de forma segura. “São práticas de extrema importância para o desenvolvimento desses jovens e crianças”, arremata Tatiana.