Verde na decoração: tom é tendência e aposta para o futuro

Verde na decoração: tom é tendência e aposta para o futuro

Muito mais do que somente remeter à natureza, o verde também é modernidade, consciência ecológica, popularmente está associado à esperança e é também futurismo. Tendência absoluta do momento, a cor é igualmente uma aposta para os próximos anos. De acordo com dados da Worth Global Style Network, empresa de previsão de tendências, o futuro estará extremamente ligado à sustentabilidade e à tecnologia, assim como às discussões ético-ambientais. E entre as apostas para a decoração que representam essa consciência está o verde.

O tom é uma espécie de coringa, muito por misturar-se ao paisagismo – que dá alma a todo e qualquer espaço –, mas também por ter imponência e agregar personalidade aos projetos de interiores. “O verde está muito ligado à reconexão com a natureza, com elementos que nos tragam mais essa relação com o que é natural e genuíno. O mundo está muito frio, muito acelerado e ansioso. As pessoas têm sentido essa necessidade de reconectar-se”, conjectura o arquiteto André Brandão. Na hora de harmonizar a cor com outras tonalidades e materiais, o profissional indica apostar em tons e elementos naturais, como a madeira, por exemplo.

Para quem aprecia a monocromia, o verde é um forte aliado também. “Em um espaço em que o tom vá prevalecer, é possível inserir pontos de cor com sutileza para dar mais dinamismo. A madeira e o metal são sempre bem absorvidos em ambientes monocromáticos, assim como tons neutros, preto, branco e bege”, afirma. Brandão ainda explica que por mais que as plantas estejam inseridas em um espaço com muito verde, a natureza não é entendida como cor, ela vai além. “Colocar verde próximo a plantas nunca será demais. Não é preciso se preocupar com uma monocromia exagerada nesse caso”, garante.

O 360 Oeste Lifestyle, empreendimento da EBM Desenvolvimento Imobiliário, estrategicamente localizado entre duas áreas verdes da cidade com natureza exuberante, o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas, no Setor Oeste, traz a cor em sua essência. “Por mais que esteja no meio da cidade, investimos em elementos e composições naturais para criar um ponto de relaxamento e reconexão pessoal. O verde funcionou ao mesmo tempo como referência e continuidade à natureza que está ao redor”, conceituam André Brandão e Marcia Varizo, que assinam o projeto do decorado do 360 Oeste.

No projeto, o verde foi inserido como protagonista em diferentes tons, desde as paredes, no mobiliário, como na poltrona, nas almofadas sobre o sofá e nas telas com fotos da natureza. O tom também está presente no carrinho de chá, que cumpre função de mesa, na cozinha, e ainda em utensílios e adornos. O paisagismo, presente com delicadeza, harmoniza com a madeira dos painéis ripados e em alguns móveis.

Móveis verdes

O arquiteto Leo Romano destaca que o verde será a cor do ano de 2020, trazendo à tona a necessidade de humanizar os ambientes e fortalecer a relação do ser humano com os elementos da natureza. “É uma cor que acalma, ao mesmo tempo em que dá muita personalidade ao espaço”, ressalta. Conforme destaca o arquiteto, é possível utilizar o verde nas paredes, móveis, estofados e objetos de decoração sem pecar pelo exagero. “Desde que haja outros elementos naturais para equilibrar, como a madeira e o linho, por exemplo, é possível fazer do verde a cor predominante”, afirma.

O verde foi a cor escolhida para predominar no decorado Trya by Opus, que leva a assinatura do arquiteto. Em todo o living, na sala de TV e na cozinha há o mesmo tom de verde claro nas paredes e até em alguns móveis. O rack da sala repete o tom verde da parede, e traz objetos de decoração em verde mais escuro. Até mesmo áreas de convivência do empreendimento terão o verde como cor dominante, sobretudo no mobiliário.