Hemolabor coleta plasma de pacientes recuperados de Covid-19 para projeto experimental

Hemolabor coleta plasma de pacientes recuperados de Covid-19 para projeto experimental

Quem se recuperou do novo coronavírus pode agora ajudar a combater a Covid-19 colaborando com a recuperação de outros pacientes. Esse é o objetivo de uma campanha para doação de plasma de pacientes curados da doença que serão usados na pesquisa de um tratamento experimental para tratamento da doença.

A ação conjunta com bancos de sangue e laboratório de todo o Brasil, que tem o acompanhamento da Anvisa, trabalham na coleta de processamento do plasma convalescente, parte líquida do sangue e que possui os anticorpos que combatem a doença, coletada de pacientes que se recuperaram do novo coronavírus. A expectativa é que esse material ajude a combater a infecção viral por meio de seus anticorpos, já que plasma de alguém recuperado da Covid-19 tem os chamados anticorpos neutralizantes, que podem reforçar o sistema imunológico do paciente infectado e acelerar a melhora.

“É uma possibilidade terapêutica, já que todas as publicações que temos até este momento para o tratamento da Covid-19 são tratamentos experimentais”, explica a diretora do Hemolabor, Reginara Dias Fernandes. Em Goiânia, o banco de sangue Hemolabor está realizando a coleta do material. “Estamos recebendo a solicitação dos médicos que tem pacientes que precisam desse plasma e estamos fazendo o cadastro de possíveis doadores, se houver pacientes com essa necessidade e o tipo sanguíneo compatível com do doador, vamos convocar esse doador para colher todas as sorologias normais do banco de sangue e será realizada a coleta exclusivamente desse plasma”.

São coletados cerca de 500 mililitros de sangue, que posteriormente tem seu plasma separado. Para realizar a doação a pessoa precisa ter sido testado positivo para a PCR-Covid 19, ter entre 18 e 60 anos de idade, pesar mais de 55 quilos, estar sem sintomas por, pelo menos, 14 dias após a recuperação plena da doença; nunca ter tido nenhuma das seguintes doenças: sífilis, chagas, malária, hepatite, além de preferencialmente pacientes do sexo masculino.

O Banco de Sangue Hemolabor fica localizado na rua 5-A, n° 90, setor Aeroporto. Informações e agendamentos pelo telefone: 3605-6600.