Desafio da farinha: médicos alertam sobre os riscos para a saúde

Desafio da farinha: médicos alertam sobre os riscos para a saúde

O desafio é simples: dois travesseiros, farinha de trigo, duas ou três pessoas. Uma pessoa faz a pergunta, e conforme a resposta, mergulha o rosto de um dos participantes na farinha de trigo. A brincadeira que começou no aplicativo Tik Tok, viralizou entre crianças, adultos e até mesmo famosos. Mas o que parece ser inofensivo, esconde perigos que muitas vezes passam despercebidos. O pediatra do Grupo América, Ronaldo Moura, alerta que o principal risco do desafio é a inalação da farinha.

“O sistema respiratório é composto por via aérea superior, que é a região do pescoço e nariz, e a via aérea inferior, que é a parte da traqueia, brônquio, bronquíolo, toda a parte do pulmão. Se essas partículas forem inaladas e pararem na via aérea inferior, existe o risco de causar uma reação de hipersensibilidade, que é quando um corpo estranho vai parar num lugar que é completamente sensível, neste caso, o pulmão. E essa inalação provoca uma reação de hipersensibilidade, que é conhecida como reação alérgica, podendo prejudicar por completo a respiração normal da pessoa”, explica o médico.

Além disso, Ronaldo alerta que é preciso ter atenção especial com as crianças que já possuem problemas respiratórios. “Para as crianças asmáticas a situação se agrava porque já existe uma pré-disposição genética em ter uma alergia respiratória. A criança com asma tem reação de hipersensibilidade quando ocorre uma mudança de clima, quando mudam as estações do ano, quando tem contato com poeira, como mofo, ácaros. Então muito mais se ela tiver contato com uma farinha que tem inúmeras partículas a serem inaladas”.

O clínico geral e pediatra do Sistema Hapvida e Maurício Cavalcante explica que além dos riscos de inalação, a brincadeira pode acarretar outros problemas. “A farinha atinge os olhos, podendo provocar uma conjuntivite química, uma irritação. Nas vias aéreas, pode provocar rinites, faringites, principalmente se o paciente tem tendência a alergias. Se ele aspirar essa farinha, e atingir os brônquios e os alvéolos, o paciente pode evoluir para pneumonia química. É uma brincadeira que deve ser evitada”, alertou.

A brincadeira surgiu no TikTok, que é um aplicativo que permite gravar vídeos curtos com dublagens musicais, danças, clipes ou cena de humor. Como a maioria dos países estão vivendo em isolamento social, a brincadeira logo se tornou um passatempo preferido. Porém, o pediatra Ronaldo Moura explica que existem outras opções para entretenimento com as crianças em casa. “É preciso que os pais se organizem para criar uma rotina dentro de casa, para não ficar um ambiente monótono e cansativo para a criança. É importante fazer um cronograma para os momentos de estudo, lazer, assistir filmes, preparar algo na cozinha sob supervisão dos pais. Esses podem se tornar momentos agradáveis e que vai aumentar o vínculo com a família e diminuir a tensão”.